Economia

A partir de hoje, celulares irregulares receberão alerta sobre bloqueio

Foto: Deni Zolin (Diário)

A partir deste domingo, serão dados os primeiros alertas de bloqueio para os celulares piratas ou comprados no Exterior ou no comércio informal e que não têm selo de qualidade da Anatel. Quem tem aparelhos assim no Rio Grande do Sul e em outros nove Estados receberá mensagens enviadas pelo número 2828 com o alerta "Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias. Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal". Nesses Estados, a medida vale para aparelhos irregulares habilitados a partir de 23 de setembro de 2018.

Aluna da UFSM cria aplicativo sobre turismo em Santa Maria

Já o bloqueio dos aparelhos será feito a partir do dia 8 de dezembro, quando eles deixarão de fazer chamadas. A última mensagem, na véspera do bloqueio, apresentará o seguinte conteúdo: "Operadora avisa: Este celular IMEI XXXXX é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares. Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal".

COMO SABER SE CELULAR É IRREGULAR?

Para saber se o aparelho não ter certificado da Anatel, um dos passos é verificar o número de identificação dele, chamado de IMEI. Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com o que número aparece na caixa, o aparelho é regular. Caso contrário, há grande chance de o aparelho ser irregular. A intenção desse bloqueio é coibir também o uso de celulares roubados ou clonados, mas os criminosos sempre dão um jeito de burlar o sistema.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Uma aposta leva o prêmio de mais de R$ 21 milhões da Mega-Sena Anterior

Uma aposta leva o prêmio de mais de R$ 21 milhões da Mega-Sena

Presidente do Sescon-RS fala dos desafios da carreira de contador Próximo

Presidente do Sescon-RS fala dos desafios da carreira de contador

Economia